Sobre nós

Nossa história

O CastHood nasceu em 2015, enquanto o fundador, Felipe Romão, ouvia um episódio de podcast em que os apresentadores debatiam sobre o futuro dessa mídia.

No debate eram levantadas diversas incertezas sobre o crescimento do podcast, por ele atender somente um nicho e pelas barreiras de entrada para novos ouvintes, que eram muito grandes, além de o incentivo para a produção ser pouco, já que a mídia não monetizava como outras mais populares, como o vídeo caseiro, no caso do YouTube.

E foi nesse momento que surgiu a ideia do CastHood. Na época, Felipe não sabia muito sobre empreendedorismo, tampouco dos desafios de se criar uma plataforma, mas sabia do seu amor pelo podcast e do seu desejo para mudar aquele cenário. Designer por formação, naquele instante ele partiu para estudar UX (experiência do usuário) e fazer pesquisas, entrevistando casters e ouvintes para mapear suas dores.

Em 2018, com a ideia já amadurecida e com protótipos e aprendizados, formou uma parceria com Maristela Weinfurter, mestra em Ciência da Computação e professora universitária. Ele no design e ela no código se empenharam para tornar o projeto viável e trazer à vida o "YouTube" dos podcasts.

Aula_ninar-min.png

Nossa missão

A ideia principal por trás do CastHood é a de diminuir a distância entre o caster e o ouvinte. É sabido que o podcast é uma mídia pensada somente para se ouvir, mas diferentemente do rádio, os ouvintes demonstram interesse em se engajar nos temas abordados e interagir com os produtores. Então, foram mapeados mais de vinte novos recursos para um mercado em potencial, frutos de um largo estudo. Nós unimos facilitações para distribuir podcasts, personalizar canais, gerenciar conteúdo, interagir com o público e monetizar episódios.

Em 2019, um ano após a parceria, a equipe se expandiu com novas contratações de desenvolvedores. Tudo com recursos próprios e muita força de vontade. E, em 2020, o MVP foi publicado, passando por testes e melhorias, resultando nas publicações finais de cada produto.

Nossos produtos

O CastHood tem dois produtos – o aplicativo mobile para os ouvintes (disponível para Android e iOS) e uma aplicação Web para os casters, chamada Gerenciador de Canais, em que é possível personalizar um canal para o podcast.

Em 2020, a equipe teve novas adições no marketing, no editorial e na curadoria. Agora com design, produção audiovisual e redação, as frentes de atuação do CastHood não se focam apenas em disponibilizar um "player de podcast", mas, sim, em mudar a forma como o podcast é enxergado no Brasil e, com sucesso, no mundo.

CastHood - a casa do seu podcast.

MOCKUP-PC-1.png
no casthood.png
fe.jpg

FELIPE ROMÃO

CEO e Ux designer

Formado em 2012 em Design Gráfico, fez especializações na PUC e Mergo e MBA em Marketing, na USP. É UX/UI designer há quatro anos. Vencedor do Hackathon FIESP 2019 sobre Governo Digital. Idealizador do CastHood.

mari.jpg

MARISTELA WEINFURTER

CTO e backend

Mestra em Ciência da Computação (II/UFRGS), especialista em Gestão de Aprendizagem e em Informática (UP/Udesc). Pesquisadora colaboradora em projetos de IHC (Nied/Unicamp). Larga experiência profissional na área de desenvolvimento de software. Professora universitária (modalidades presencial e a distância).