• Leonardo Guerino

Podcasts no endomarketing: um ótimo aliado para sua empresa

Que nós estamos cada vez mais digitais não é novidade para ninguém, mas não podemos deixar de falar que com a pandemia esse movimento foi muito mais acelerado. Empresas inteiras passaram a atuar remotamente, nossas casas passaram a ser o nosso lar e também o nosso escritório.


Nesse movimento, muita coisa mudou e no universo da tecnologia e também do entretenimento virtual houve um grande crescimento. E o segundo maior mercado de Podcasts do mundo, que é brasileiro, também teve um amplo crescimento. Segundo o Deezer, o consumo de podcasts aumentou 67%. Muita coisa, não é mesmo?


Mesmo antes da pandemia, muitas empresas começaram a utilizar Podcasts como aliados para a construção de suas narrativas enquanto marca, oferecendo aos seus consumidores conteúdos relevantes sobre temáticas alinhadas à estratégia de marketing da empresa e também de campanhas pontuais sobre determinadas pautas.

Ilustração de uma reunião com a equipe de pessoas de uma empresa | Podcasts no endomarketing

É bastante comum empresas adotarem diversas estratégias e narrativas para aproximar sua marca de seu público-alvo. Mas e quanto aos outros sujeitos que fazem a magia do serviço e/ou produto acontecer?


Esses também precisam ser impactados e envolvidos pela narrativa estratégica da empresa e os podcasts no endomarketing são uma ferramenta valiosa para fortalecer a cultura organizacional, compartilhar informações sobre pautas e acontecimentos importantes da empresa, principalmente agora, em que equipes inteiras trabalham remotamente.


E para fazer esse conteúdo que é organizacional e, por isso, destinado apenas às pessoas que fazem parte daquele habitat, o Podcast Privado da CastHood, além de ser uma ótima solução, também é extremamente seguro, uma vez que apenas membros da comunidade conseguem acessar o conteúdo.


Ficou curioso? Então, clique aqui para saber mais sobre Podcast Privado.


Como eu posso usar Podcasts no endomarketing da minha empresa?


Todos nós adoramos uma boa história. Nós as contamos a todo momento, ao relatar um acontecimento para um amigo, um familiar. E não há nada que engaje mais as pessoas do que uma boa conversa, então, envolver seus colaboradores nos acontecimentos da empresa, nas pautas relevantes, assim como você faz com o seu público consumidor, é uma ótima tática para engajar e fazer com que as pessoas se sintam pertencentes.

Ilustração da gravação de um podcast para empresas | Podcasts no endomarketing

Confira algumas ideias de como você pode usar podcasts no endomarketing, contribuindo para o fortalecimento cultural da sua empresa.

  • 1) História organizacional Crie programas que tratem, em episódios pequenos, um pouco sobre a história da sua empresa.

  • 2) Pautas sobre temas de interesse dos colaboradores Faça pesquisa com seus colaboradores para saber de pautas que são relevantes e faça episódios que tratam dos temas. Chamar alguns deles para fazer parte do programa é uma ótima maneira de engajar, dar voz e fazer com que eles se sintam parte.

  • 3) Saúde e bem-estar Episódios de saúde e bem estar são muito importantes para estar mais próximo, auxiliando o colaborador, principalmente nesse momento de isolamento.

  • 4) Cases de sucesso Uma equipe entregou um projeto incrível? Faça um episódio em que eles possam contar um pouco sobre os acertos, erros, ajustes de rota. Compartilhar práticas (inclusive as que não deram muito certo) inspira as pessoas a ver que, mesmo os projetos mais lindos, também tiveram percalços no caminho.

  • 5) Pautas previstas anualmente Separe episódios para tratar de pautas previstas anualmente, como, por exemplo, aniversário da empresa, setembro amarelo, outubro rosa, etc.

  • 6) Treinamentos Sabe aqueles treinamentos que, geralmente, são feitos presencialmente ou por vídeo? Que tal fazê-los em novo formato? Podcasts para treinamentos é uma opção mais prática, divertida e rápida de ser produzida.

Há uma infinidade de possibilidades! Podcasts no endomarketing pode ser uma poderosa ferramenta de engajamento organizacional.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se sim, compartilhe o link deste material em suas redes sociais para que mais pessoas encontrem facilmente essas informações. Antes de ir, aproveite para seguir a CastHood nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram ou YouTube.


Caso deseje continuar configurando seu canal em nossa plataforma, basta clicar AQUI!

7 visualizações0 comentário