• Leonardo Guerino

Podcast na educação: 5 vantagens de usar esse formato com seus alunos

Atualizado: há 4 dias

Você é professor ou atua na área da educação e chegou até aqui porque ficou curioso em saber sobre como os podcasts podem ser aliados na hora de pensar na jornada de aprendizagem dos seus alunos? Então, se liga nas 5 dicas e vantagens de aplicar esse formato no plano de aula.



Ilustração mulher ouvindo podcasts enquanto estuda | Podcast na educação | CastHood

1) Conteúdo complementar

Mesmo em um ano letivo normal em que não há nenhuma “surpresinha” parecida com a que vivemos atualmente no contexto de pandemia, os professores têm uma agenda repleta de conteúdos que precisam ser transmitidos aos alunos em sala.

E para dar conta disso, os podcasts na educação podem ser grandes aliados, principalmente se você, professor ou instituição de ensino, produzir episódios que conversem e casem de modo complementar com os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Para saber como produzir você mesmo seus episódios confira este post AQUI


“Ah CastHood, mas se eu produzir os conteúdos, como eu vou manter e preservar a exclusividade da propriedade intelectual desenvolvida como conteúdo didático da escola que é exclusiva para os alunos?” Simples! Hoje com o serviço de podcast privado apenas membros podem acessar esse conteúdo. Quer saber mais sobre isso? Então clique aqui e descubra!

Ilustração de homem ouvindo podcast enquanto estuda | Podcast na educação | CastHood

2) Otimizador da rotina de estudos

A gente sabe que hoje em dia é muito difícil ficar alguns momentos sem mexer no celular. Se essa é uma realidade para nós, adultos que não nascemos digitais, imagina para aqueles que já nasceram sabendo onde arrastar, apertar e clicar nas telas dos dispositivos móveis.

Como o celular está sempre à mão e os conteúdos dos podcasts são arquivos de áudio, incentivar que o estudante consuma esse tipo de conteúdo colabora na otimização e na rotina de estudos.


Dessa forma, com a utilização de podcasts na educação os alunos conseguem estar expostos ao tema até mesmo enquanto caminham até a escola, praticam exercícios etc.


Pode parecer louco, mas essa galerinha está cada vez mais multifuncional e, por isso, são capazes de aprender muito ouvindo um conteúdo, mesmo que esteja fazendo outra atividade em paralelo.

Ilustração de uma mulher voando sobre um livro escutando podcast | Podcast na educação | CastHood

3) Incentivo a imaginação e estímulo do desenvolvimento cognitivo

Ao incentivar os alunos a ouvirem podcasts durante as aulas e, depois, organizar um debate sobre o que ouviram em um fórum organizado, além de estimular a concentração na escuta, desenvolvendo a atenção e interpretação de narrativas orais, os alunos também exercitam a imaginação.


Com a exposição visual que temos, diariamente, nas redes sociais, e até mesmo com o consumo demasiado de vídeos, a nossa capacidade criativa de ouvir uma história e imaginar o rostinho daquela personagem e dos cenários, tende a diminuir. E com a utilização de podcasts na educação conseguimos resgatar esse imaginário que, por vezes, tem estado meio enferrujado.

Ilustração de uma mulher escutando podcast enquantto estuda | Podcast na educação | CastHood

4) Projetos interdisciplinares e dinâmicos

Sabe aquele trabalho em grupo que tem por objetivo fazer com que os alunos trabalhem colaborativamente, pesquisem e usem várias habilidades e competências durante a jornada de conhecimento?


Os podcasts podem ser o produto final dessa pesquisa, e além de colaborar para o desenvolvimento esperado das habilidades daquela proposta pedagógica, colaboram para que eles desenvolvam competências digitais necessárias para a gravação, edição e publicação do áudio.


Eles adoram o digital, não é mesmo? Então, incluir esse recurso na tarefa, certamente vai engajá-los ainda mais no projeto.

Ilustração de um grupo de estudantes conversando enquanto ouvem podcasts | Podcast na educação | CastHood

5) Sair da rotina, ampliar possibilidades

Quem é que não gosta de novidades e de uma “rotina” mais diversa? Ao incluir podcasts na educação como aliado no plano de aula, o professor consegue ampliar o “menu” de modos de exposição dos conteúdos à turma, tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Além disso, amplia-se ao estudante novas formas de acesso a conteúdos de valor que colaborem com a sua jornada de aprendizado. Podcasts na educação podem ser ferramentas para abrir um novo mundo de possibilidades e de modos de consumir, processar e produzir conhecimento.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se sim, compartilhe o link deste material em suas redes sociais para que mais pessoas encontrem facilmente essas informações. Antes de ir, aproveite para seguir a CastHood nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram ou YouTube.

Caso deseje continuar configurando seu canal em nossa plataforma, basta clicar AQUI!

4 visualizações0 comentário