• Vanessa Almeida

Edição: técnicas supimpas!

Atualizado: Mai 10


Conteúdo atrativo e bem produzido

Agora que você já sabe como gravar, vem uma parte muito importante: a edição. É ela quem vai deixar o arquivo do seu episódio atrativo, limpo e agradável de se ouvir.


Mas não pense que é necessário ser um profissional para ter um arquivo bem editado, pois com o Anchor, por exemplo, você já consegue aplicar muitos recursos legais que enriquecem e deixam o seu podcast mais dinâmico.


Vamos conhecer agora alguns recursos que podem deixar o seu podcast com cara de profissional!


Vírgula sonora

É uma espécie de efeito usado geralmente para separar os assuntos no podcast. Esse recurso é interessante de explorar porque organiza e dita o ritmo do episódio.

Cortes

Às vezes dá branco, às vezes até você pegar o fio da meada foram 7 segundos de silêncio total no programa. Melhor eliminar essas pausas longas entre uma fala e outra, para não deixar o ouvinte entediado esperando pelo próximo tópico, né?


Mas nem só pra isso os cortes são bem-vindos, sabe quando todo mundo fala ao mesmo tempo e não dá pra entender nada? Ou quando você sem querer passa alguma informação errada ou diz “seje” em vez de “seja”? Isso também pode ser editado. Ufa!


Além disso, você pode cortar aqueles ruídos chatos de sopro no microfone, interferência, ou de fogos de artifício em dia de jogo.

Volume

É importante equalizar o volume do episódio, não só para os efeitos sonoros, como para as vozes. Tanto aquele participante que fala muito baixinho como aquele que grita o tempo todo podem ter o mesmo volume de voz. Isso evita que o ouvinte aumente muito o volume para escutar um participante tímido e depois pule na cadeira de susto com uma vinheta.

Vinhetas, trilhas e BG

Alguns efeitos sonoros trazem personalidade e identidade ao seu podcast. As vinhetas podem ser padrão, usadas na abertura e encerramento dos programas.


É legal também investir em trilha sonora, que pode ser alguns refrãos ou um trecho de música que toque em momentos específicos do episódio. Já o BG (background) é uma música de fundo que fica tocando enquanto a locução acontece.


Aqui é muito importante equalizar bem o volume, para que não fique baixa demais a ponto de o ouvinte não a escutar, ou alta demais, atrapalhando a compreensão da locução.


Um critério importante para escolher esses recursos é tentar casá-los com o tema do seu episódio. E como toda mídia, o podcast não escapa da lei de direito autoral, então preste atenção quando escolher o som que vai embalar seus episódios.


Escolha preferencialmente trilhas brancas — termo usado para músicas livres de direitos. Já existem sites com alternativas de trilhas em domínio público para você usar quando quiser, veja aqui uma lista! O que não falta é alternativa.


Viu? São efeitos muito simples e fáceis de aplicar, mas que farão toda a diferença para quem escutar o seu podcast. Seja criativo! Faça experimentações e veja como editar pode ser, além de tudo, divertido.



No CastHood você você personaliza seu canal e interage com seu ouvinte. E o melhor: tudo de graça! Faça a sua voz ser ouvida. Crie uma conta e reivindique o seu canal, link aqui!


Quer saber mais? Veja nossos tutoriais:

25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo