• Vanessa Almeida

Como gravar um podcast?

Atualizado: Mai 10


Você já deve estar percebendo que é muito mais simples do que parece fazer um podcast, né? Muitos recursos têm facilitado a vida dos produtores de conteúdo, e há aplicativos para cumprir quase todas as funções de que você necessita, desde a gravação até a edição, com funções de corte de áudio e efeitos sonoros. Ainda assim, algumas informações podem te ajudar a caminhar, e no CastHood você terá todo o apoio para dar os primeiros passos. Vamos juntos?


Preciso de aparelhagem?

A gravação de um podcast envolve duas etapas básicas: captação e edição de áudio. Apesar de haver equipamentos específicos para essas atividades, um aplicativo pode funcionar para você, e isso não significa que a qualidade do seu podcast será ruim ou inferior. Temos exemplos de podcasts profissionais gravados com mesas de som, microfones e pedestais, como também podcasts “caseiros”, feitos com um celular e muita vontade de criar. O importante, apenas, é tomar alguns cuidados para deixar o áudio mais limpo.


Para o modo caseiro


Você pode baixar um aplicativo de gravação de áudio que tenha configurações de som — disponível para Android e IOS gratuitamente –, colocar uma espuminha de microfone na entrada de som do celular para evitar ruídos (até uma meia resolve a princípio, mas recomendamos uma espuma de microfone de verdade), e pronto, já tem um arquivo de qualidade para publicar. Faça um teste! Baixe o app e comece a gravar. O aprendizado vem das tentativas!


Quero tentar com equipamentos!


Mas se pra você sentar numa cadeira e falar num microfone também são parte importante para viver a experiência completa de gravar um podcast, tudo bem. Mesmo que você não tenha essa obrigação, se tiver um dinheirinho sobrando para investir em equipamentos semiprofissionais ou mais em conta para começar, um microfone condensador, um gravador digital e fones de ouvido já são suficientes para cumprir o que se espera de uma boa gravação. Se quiser mais detalhes sobre marcas e modelos, recomendamos assistir a este vídeo do canal Coisa de Nerd. Mas lembre-se: não há regras, apenas recomendações, então escolha a que for melhor para você e comece a falar!



Esqueça as fronteiras! Grave a distância!

Com ou sem equipamentos, há diversas possibilidades para gravar um podcast. Mas e quando você quer entrevistar alguém de outro estado ou um dos integrantes não pode estar no mesmo local que você? Se você achou que isso pode impedir a gravação, ou mesmo que ela não terá qualidade, achou errado! Alguns programas podem fazer a ponte entre você e seu convidado. Usando o Discord — que é uma espécie de chat com recursos importantes para a proposta do podcast a distância — e abrindo uma conta no Craig — uma plataforma de gravação –, você consegue gravar a conversa com pessoas do mundo inteiro! Nesse caso, um splitter, ou divisor de áudio, é essencial para que a comunicação e a gravação se estabeleçam sem dificuldades, pois ele pode conectar o seu fone, ou vários fones, ao celular ou ao computador, garantindo que a voz do seu convidado seja gravada também. Não há distâncias ou limites que barrem as possibilidades de gravar podcast.



No CastHood você você personaliza seu canal e interage com seu ouvinte. E o melhor: tudo de graça! Faça a sua voz ser ouvida. Crie uma conta e reivindique o seu canal, link aqui!


Quer saber mais? Veja nossos tutoriais:

  1. Cheguei agora, quero fazer um podcast

  2. <você está aqui> Como gravar um podcast

  3. Técnicas supimpas!

  4. Como eu publico e fico famoso?

  5. Criar comunidade e engajar


50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo