• Vanessa Almeida

Cheguei agora e quero fazer um podcast!

Atualizado: Fev 8

Se você chegou até aqui, com certeza escutou podcasts incríveis por aí e ficou com vontade de criar o seu, né? Talvez só precise de um empurrãozinho para começar. E veio ao lugar certo, porque aqui somos apaixonados por podcasts, e se tem algo que gente apaixonada gosta de fazer é de falar sobre a sua paixão!


Como funciona um podcast?

O Feed RSS é um link que alimenta todas as plataformas de streaming, incluindo o CastHood, com os dados e episódios do seu podcast.


Primeiro, você precisa saber que é bem mais simples do que você pensa! Os podcasts funcionam por meio de feed RSS, que é um formato de distribuição que faz o seu podcast aparecer em diversas plataformas, assim o ouvinte pode escutá-lo onde preferir, independentemente de onde tenham sido hospedados os arquivos de áudio. Os arquivos, geralmente em mp3, podem ser publicados em servidores de áudio. E podemos adiantar que no CastHood você não só pode trazer o seu podcast como também pode deixá-lo to-tal-men-te personalizado. Vem com a gente!



O Feed RSS é um link que alimenta todas as plataformas de streaming, incluindo o CastHood, com os dados e episódios do seu podcast.


O ponto de partida: o tema!

Para começar, você precisa de um tema. Sabe aquele assunto de que só você entende? Física quântica, ufologia, anime, cinema iraniano, teorias da conspiração, tricô… não tem fim! Tudo tem o seu espaço dentro dessa grande comunidade que é o podcast. E por mais que você se ache o diferentão e sinta que só você gosta disso, com certeza vai encontrar pessoas que se interessam pelo que você tem a dizer.


As possibilidades são infinitas, e no CastHood você pode apontar todos os temas que são abordados no seu podcast. Longe de querer rotular! Mas esse mapeamento ajuda a organizar os conteúdos, assim, o ouvinte pode encontrar o seu canal de acordo com o interesse dele.

Escolha o nome

Já escolheu o seu tema? Então o próximo passo é batizar o seu podcast. Alguns nomes despertam a nossa curiosidade e interesse logo de cara. Não tenha medo de ser criativo na hora de escolher! Nomes chamativos que carreguem a essência do seu tema podem ser determinantes. E se você já produz conteúdo para outras mídias, como vídeos, textos ou fotografias, pode aproveitar a sua palavra-chave e usá-la no nome do seu podcast, assim tudo fica atrelado.

Planejamento

Com o tema e o nome escolhidos, é hora de criar! Junte amigos que gostam do mesmo tema e que possam ser potenciais integrantes do seu podcast. Conversem sobre os tópicos que consideram interessantes, eles podem virar um episódio! Tirar uma ideia do papel pode ser mais simples do que você imagina. Tem dúvida se vai funcionar? Então tente, você vai ver como essas conversas são produtivas. Grave alguns episódios, mostre para seus amigos. Aposte na sua personalidade e construa uma identidade única!

Mas se você funciona melhor sozinho, tudo bem também, porque não há limites para o que você pode produzir. Desde aulas sobre uma matéria complicada até storytellings cheios de efeitos sonoros, no melhor estilo radionovela, em que se usavam chapas de radiografia para imitar o som do trovão.

Para deixar o seu conteúdo atrativo, você pode investir em vinhetas, thumbnails, entrevistas, microfone de qualidade, tom de voz… São estratégias muito simples, porém determinantes para manter o seu público interessado e engajado.

Mas não se engane, não há qualquer dificuldade ou obrigação. Você até pode ter um esquema de produção profissional, com equipamentos e edição de som, mas hoje apenas um aplicativo no celular é suficiente para começar a gravar. Você pode disponibilizar os episódios diariamente, ou semanalmente, quinzenalmente. Você escolhe o formato, a estrutura e a frequência, uma liberdade que te garante completa autonomia e facilidade para produzir conteúdos de qualidade e relevantes.


Parece incrível! E é.

Parece difícil! E não é


Para você se tornar um produtor de conteúdo — ou caster, para os íntimos — basta fazer o upload dos episódios em qualquer plataforma de áudio e reivindicar o seu canal no CastHood. Aqui, além de proporcionar à sua audiência facilidade e conveniência, você vai ter possibilidades de personalização e interação que não são possíveis de encontrar em outra plataforma.



No CastHood você você personaliza seu canal e interage com seu ouvinte. E o melhor: tudo de graça! Faça a sua voz ser ouvida. Crie uma conta e reivindique o seu canal, link aqui!


Quer saber mais? Veja nossos tutoriais:

  1. <você está aqui> Cheguei agora, quero fazer um podcast

  2. Como gravar um podcast

  3. Técnicas supimpas!

  4. Como eu publico e fico famoso?

  5. Criar comunidade e engajar


96 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo