• Leonardo Guerino

As lições mais importantes que você pode aprender com os 5 maiores podcasts do Brasil

Atualizado: Abr 22

É normal que quando se está ingressando em um mercado novo, que se busque as referências desse ambiente para se descobrir “o caminho das pedras”, e nada melhor do que pegar como um referencial o que os que já são grandes na área já estejam fazendo.


Esse tipo de procura acontece em todos os segmentos, e não poderia ser diferente no universo dos podcasts.


Hoje trouxemos este artigo listando 5 lições importantes que podem ser vistas vindo dos maiores podcasts do Brasil (em número de ouvintes).


O objetivo desse artigo é justamente destacar os principais feitos desses canais para que você tenha bons insights na hora de planejar e desenvolver seu canal.


Ser grandes não os tornam donos da verdade, mas se são grandes é porque acertaram em cheio alguma coisa, não é mesmo?


A classificação dessa lista foi baseada no número de reproduções apontado pelo Spotify. Confira!



HORÓSCOPO HOJE


Lição: atender à necessidade de ouvintes


No topo da lista dos 5 maiores podcasts do Brasil está uma produção exclusiva do Spotify. Este canal reúne em si uma produção sintetizada de conteúdos atendendo a uma demanda buscada pelo público: informação breve e compreensível sobre seus signos.


O Horóscopo Hoje oferece em sua simplicidade e praticidade tudo o que o ouvinte deseja saber: as previsões de seu signo de modo organizado.


O tema trabalhado também é atual e certeiro, tendo em vista que a busca por temas relacionados à astrologia, e os memes das redes sociais impulsionaram fortemente esse assunto.


PRIMOCAST


Lição: conteúdo em diversos canais


Conteúdo em múltiplas plataformas, bem alinhado e com um objetivo em comum. Essa é uma das maiores lições que o Primocast — podcast derivado do canal do Youtube Primo Rico — ensina.


Primo Rico surgiu inicialmente como um blog associado a um canal da plataforma de vídeos do Google. Cresceu... foi ganhando forma... aperfeiçoando seu conteúdo... linkando com as redes sociais. Cresceu tanto que hoje é um dos principais meios de comunicação de finanças e empreendedorismo da web.


Thiago Nigro (idealizador do Primo Rico) soube como poucos criar conteúdos de qualidade que conversassem entre si independentemente da plataforma. Não à toa está entre os 5 maiores podcasts do Brasil. Uma boa lição para qualquer caster anotar.


NERDCAST


Lição: abraçar uma comunidade


De nicho excluído a uma comunidade com milhões de indivíduos reunidos sobre uma só empresa. Foi isso que fez o Jovem Nerd, site e empresa que fundaram uma ampla gama de canais de produção de conteúdo para o universo nerd — consolidando-se como uma das maiores do Brasil.


Jovem Nerd é a mãe do podcast Nerdcast, uma empresa que surgiu em 2002 como um site que apresentava curiosidades e comentários humorísticos sobre filmes e jogos.


Em 2006 a Jovem Nerd lança seu primeiro episódio de podcast (que mais tarde ganharia o nome de Nerdcast). Anos depois, suas empresas irmãs apareceram, caso do Nerdologia (no Youtube) e NerdStore (no e-commerce).


Hoje a Jovem Nerd (e o Nerdcast por consequência) são consideradas referência no desenvolvimento de conteúdos para a comunidade geek, oferecendo uma comunicação adaptada e especializada para essa comunidade.


FLOWPODCAST


Lição: unir conteúdo à técnica


Em alguns de nossos conteúdos já mencionamos que para gravar um podcast você não precisa ser um grande locutor de rádio. Mas, sem dúvida nenhuma, uma boa desenvoltura com o microfone pode fazer com que seu conteúdo seja mais persuasivo e dinâmico.


Essas características são observadas claramente no FlowPodcast, um canal de entrevistas e bom humor onde a ausência de roteiro não só favorece a condução do programa, como o torna único.


Liberdade para comentar e simplicidade na comunicação fazem com que até mesmo o mais famoso dos convidados ceda às brincadeiras dos apresentadores.


Não importa se seu podcast tem 10 mil, 1 mil, 100 ou 10 ouvintes, o que importa é você fazer um conteúdo de qualidade e conte com os recursos do CastHood para aumentar mais engajamento e interação com sua audiência.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e nos vemos no próximo.


GOSTOU DO CONTEÚDO?


Continue acompanhando o Blog da CastHood para não perder nenhuma novidade sobre o universo caster.

No CastHood você você personaliza seu canal e interage com seu ouvinte. E o melhor: tudo de graça! Faça a sua voz ser ouvida. Crie uma conta e reivindique o seu canal, link aqui!


31 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo